PROBRAL realizou 3º Workshop internacional sobre uso de sensores LIDAR na Caatinga

Entre os dias 9 e 19 de setembro, foi realizado o 3rd PROBRAL Workshop, com o tema “Analyzing the effects of different human disturbances on forest structure using LIDAR sensors”. A atividade foi ministrada pelo professor Jens Brauneck, da Frankfurt University of Applied Sciences, colaborador do projeto PROBRAL.

O workshop integrou as ações do projeto “Arbustização da Caatinga: padrões, processos e implicações para a sustentabilidade das florestas secas”, desenvolvido no âmbito do PROBRAL CAPES-DAAD (processo nº 88881.895008/2023-01), sob coordenação da professora Inara Leal (UFPE) e do professor Rainer Wirth (RPTU – University Kaiserslautern-Landau), contando também com a colaboração da professora Fernanda Oliveira (UFPE).

As atividades foram realizadas em diferentes locais estratégicos para o estudo das florestas secas. Entre os dias 9 e 12 de setembro, o workshop ocorreu no Laboratório de Sensoriamento Remoto do NPGBio/UFPE, enquanto as etapas de campo aconteceram no Parque Nacional do Catimbau (PE) e na Estação Ecológica do Raso da Catarina (BA), entre os dias 15 e 19 de setembro.

Durante o workshop, os participantes aprofundaram conhecimentos sobre o uso de sensores LIDAR para analisar os efeitos de diferentes tipos de distúrbios humanos na estrutura das florestas, com foco especial na Caatinga. A atividade promoveu uma importante troca internacional de experiências e contribuiu para o fortalecimento de pesquisas voltadas à sustentabilidade das florestas secas do semiárido brasileiro.

A realização do 3º PROBRAL Workshop reforçou a relevância das parcerias internacionais e do uso de tecnologias avançadas no estudo e na conservação da Caatinga, ampliando a formação de pesquisadores e a produção de conhecimento sobre esse bioma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *