Evento reuniu pesquisadores para apresentar avanços sobre a biodiversidade da Caatinga

No dia 25 de fevereiro de 2025, foi realizado o 1º Workshop da Rede de Avaliação da Biodiversidade, Ecologia e Evolução da Caatinga (RABECA), no Auditório do NPGBio – CB. O evento reuniu pesquisadores de diversas instituições para apresentar os resultados das coletas realizadas durante as expedições nos sítios Raso da Catarina e Catimbau, integradas à estratégia de amostragem padronizada do programa PPBio.
A programação contou com apresentações de inventários biológicos que abrangeram uma ampla variedade de grupos taxonômicos, como plantas lenhosas, herbáceas, fungos, musgos, samambaias, insetos, aracnídeos, aves, herpetofauna e microrganismos do solo. Ao longo do dia, mais de 20 pesquisadores compartilharam dados e análises preliminares obtidos nas áreas amostradas.
Além das sessões temáticas voltadas aos inventários, o workshop também trouxe discussões sobre temas centrais como:
Arbustização antrópica da Caatinga e seus impactos na sustentabilidade do semiárido (Fernanda Oliveira);

A abertura, conduzida por Inara Leal, apresentou os objetivos do workshop, os projetos e instituições envolvidas, os pesquisadores participantes, os grupos taxonômicos estudados, bem como os sítios de coleta e áreas com parcelas já delimitadas.
O encerramento do evento foi marcado por uma roda de conversa coletiva, mediada por Luciana Iannuzzi, Carla Ribas e Ariadna Lopes, em que se discutiram os principais desafios e avanços obtidos até o momento, além do cronograma futuro para a abertura de novos sítios de amostragem RAPELD, propostas de artigos-síntese e diretrizes para o uso colaborativo de metadados.


O 1º Workshop PPBio RABECA representou um importante marco para o fortalecimento da rede e para a consolidação de esforços conjuntos em torno do monitoramento e valorização da biodiversidade da Caatinga, promovendo a produção científica colaborativa, a formação de pesquisadores e a integração entre ciência e sociedade.